Oficinas Artísticas

As oficinas aqui apresentadas podem ser realizadas com crianças, adolescentes e educadores. Outras oficinas podem ser criadas, com sugestões de temas.

Espantalho… Espanta pardais. Quem és tu? Para onde vais?
O Espantalho guardião de um templo em gestação, para além de cumprir sua função, anuncia a brincadeira de fazer o espantalho.

Educar para o ambiente na arte de construir espantalhos, prevenir a vida, reduzir o consumo, reutilizar os bens, reciclar materiais e reinventar a relação com a natureza são pressupostos importantes desta oficina.



Oficina realizada no Sesc Pompeia na exposição em homenagem ao centenário de Monteiro Lobato – O personagem Visconde de Sabugosa inspirou a ação de: Criar e Construir Espantalhos.

Natureza-Intervenção no Corpo
Atar com ou sem furo, coser e colar

Parte de situações simples como unir elementos com um fio até a junção e combinação de diversos materiais sobre uma linha para adornar um ponto uma zona do corpo, utilizando práticas ou técnicas de fácil manuseio.

Oficina realizada no Sesc Consolação

Oficina de Dança Criativa
O ato de crescer implica movimento. Mentalmente, espiritualmente e fisicamente
Oficina realizada no Sesc Ipiranga

Curso de Dança Criativa
O objetivo da dança criativa é comunicar através do movimento. O mais importante é o que cada um retira do interior de todos os seus recursos corporais e emocionais, tendo a consciência do corpo como um todo e controle na sua utilização.


Curso realizado no Sesc Consolação

















Oficina Vento e Movimento
Sensibilização em relação a um elemento da natureza - o vento

Observar o vento e aproveitá-lo de forma artística e lúdica é a proposta desta oficina, relacionando-o com elementos estéticos e artísticos. Com materiais variados são confeccionados objetos que com a ação do vento ganham vida própria.

Oficina realizada no Sesc Ipiranga.

Oficina Bichos do Jardim
O tatu-bola tem dez patas e é um crustáceo. 
A aranha tem oitos patas e é um aracnideo.

Conhecer os habitantes do jardim, seus ciclos de vida e como vivem foi o objetivo da oficina. Uma exposição com os bichos encontrados no jardim da Fundação Gulbenkin, foi elaborada para que outras crianças pudessem conhecê-los.